Mais uma ação do Outubro Rosa foi realizada em Toledo nesta terça-feira (20). As frequentadoras do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Wilson Carlos Kuhn, da Vila Pioneiro, participaram de uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, ministrada pela gerente de Serviços de Saúde do Hospital do Câncer UOPECCAN, Glades Mari Rodrigues. Na ocasião foram realizados alguns exames e também a distribuição de material gráfico com orientações para a prevenção do câncer de mama e outras doenças por uma equipe do Hospital HCO.
A ideia principal da palestra foi orientar as mulheres sobre prevenção do câncer de mama, porém ser deixar de falar sobre outras doenças. “Como a mulher tem um papel de cuidadora, a gente acaba por falar sobre outros tipos de doenças, como o câncer de colo de útero, de pele, da próstata, do pulmão. Nossa preocupação ao falar sobre o câncer não é apresentar protocolos e tratamentos, mas sim despertar nas pessoas a preocupação em cuidar da sua saúde”, explicou a Glades.
De acordo com o coordenador do Certi da Vila Pioneiro, Hosea Zaqueu Sackviel, a ação permite que os idosos também compreendam a importância da prevenção. “A UOPECCAN realiza um trabalho fantástico e este contato com a comunidade é importante para que nossas idosas tenham uma noção mais aprofundada sobre o câncer de mama e sua prevenção”.
Na ocasião, a enfermeira Lislie Gueles, que trabalha no setor de mamografia da UOPECCAN há nove anos e agora está em tratamento de radioterapia, sensibilizou as participantes com sua história. “Foi através do auto-exame que identifiquei que não era uma glândula mais sim um nódulo que eu tinha na mama. A mulher precisa conhecer seu próprio corpo, se eu não tivesse feito o auto-exame quem sabe eu poderia ter pedido a minha mama toda,” contou. Para ela a diferença no tratamento se dá em não perder a auto-estima. “O segredo é não se entregar para doença, sempre andei maquiada e agora mais ainda,” concluiu a enfermeira.
Outras atividades da Campanha Outubro Rosa serão realizadas no município até o final desse mês.
Programação
Ação: Atividades com Mulheres Produtoras Rurais
Data: 21/10 (quarta-feira)
Local: Clube da Comunidade de Bom Princípio
Ação: Orientação sobre a saúde da mulher
Data: 23/10 (sexta-feira)
Horário: 08h30 às 11h30 – 13h30 às 17h
Local: Terminal Rodoviário da Grande Pioneiro
Ação: Palestra sobre a saúde da mulher e saúde do homem
Data: 30/10 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: CERTI - Coopagro
Agendas de Exames
Pancera – 22/10 – Estendido até às 20h30
São Francisco – 24/10 – 12h às 18h
Santa Clara IV – 24/10 – 8h às 17h
Novo Sarandi – 30/10 – 7h às 13h
Jardim Concórdia – 30/10 - 8 às 12h
Pioneiro – 24/10 – 8h às 12h
Outubro Rosa
O movimento internacional conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. A luta contra o câncer de mama que estimula a participação da população, empresas e entidades é motivada pelo Ministério da Saúde e, em Toledo, tem várias empresas e entidades realizadoras de ações que fortalecem ano após ano esse movimento. Entre elas a, Secretaria de Saúde, Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT), Núcleo da Mulher Empresária, Rotary, Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família, Instituto do Câncer de Toledo (ICAN), Núcleo de Mecânicas CISCOPAR, Secretaria de Políticas para Mulheres, Sindirepa, Centro Hospitalar do Oeste (HCO), Diagnose Clínica de Imagem, Sesc, Instituto de Radiologia I-RADI, TFC, Secretaria Estadual da Saúde, Sindicato Rural de Toledo, ASR Toledo, Hospital Bom Jesus, PUCPR, e Unimed Costa Oeste, entre outros apoiadores não menos importantes.
