Andar de bicicleta combate o estresse e a depressão, emagrece, faz ser mais feliz e ter bom sono, reduz colesterol e triglicérides, evita o infarto, aumenta a imunidade, melhora a respiração, garante boa forma e fôlego de atleta. Tudo isso e mais um pouco. Mas isso você já sabia. A novidade é que a Prefeitura de Toledo está resgatando o Programa Toopedalando.
Um dos pioneiros no Brasil, o Toopedalando consiste num programa que disponibiliza de forma pública e gratuita bicicletas para uso no perímetro urbano de Toledo. Para viabilizar o retorno do programa, o Governo Municipal realizou nos últimos dias várias reuniões com cooperativas, para apresentar a proposta de aplicabilidade.
Segundo o secretário de Comunicação Social, Victor Beal, estima-se alcançar um público de aproximadamente 20 mil usuários. Inicialmente a Prefeitura deve instalar cinco estações em diferentes pontos da cidade que comportam vagas para 12 bicicletas. Para determinar exatamente quais serão os primeiros lugares atendidos um estudo está sendo realizado.
“Nosso propósito é melhorar a mobilidade urbana no município. É nítido o crescimento de pessoas que fazem uso da bicicleta, não só em Toledo. Antigamente era só para lazer, hoje esse conceito mudou e o cidadão usa a bicicleta para lazer, mas também para trabalho. Nosso projeto inspirou cidades em todo o Brasil a desenvolverem a atividade. Por isso estamos melhorando o projeto e queremos colocar em prática o mais breve possível”, declarou Victor Beal.
Victor explicou que a novidade agora está por conta das cooperativas, que estão se unindo em uma ação inédita para dar viabilidade ao projeto. “Eles estão colocando em prática o verdadeiro princípio do cooperativismo e contribuindo com a qualidade de vida das pessoas de Toledo”, salientou.
Essa semana, o prefeito Lucio de Marchi, o vice João Batista Tita Furlan, o chefe de Gabinete Alceu Dal Bosco, e os secretários de Comunicação, Victor Beal, e de Desenvolvimento Econômico, Paulo Victor Almeida, encerraram um ciclo de reuniões onde apresentaram o projeto para representantes da Primato, Sicoob, Sicredi, Uniprime e Unimed.
Com a parceria público/privada o Município reduz os custos para implementação do Programa e possibilita um retorno de mídia e de dados comportamentais dos usuários para as empresas parceiras.
“Com um baixo investimento, será possível os parceiros investirem em saúde e qualidade de vida da população e ao mesmo tempo se destacarem publicamente. Nós estamos abertos a sugestões e várias delas já estão sendo discutidas. O interessante é que a empresa que fornecerá o software [programa para gerenciar o sistema] é que ficará responsável pelas bicicletas e não mais a Guarda Municipal, como acontecia no passado”, ratificou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Almeida.
Texto: Dielson Pickler