Novo ano, novas ou velhas histórias. Momento repleto de memórias e boas lembranças. Assim pode-se definir o ‘Pioneiros na Rádio’, que vem sendo realizado desde o início de 2015. Na ocasião, os organizadores do Museu Histórico Willy Barth levam à Rádio Guaçu, todo terceiro sábado do mês, pioneiros e pioneiras para relembrarem momentos que fizeram parte da história da construção do município. A próxima edição irá ao ar no dia 16 de janeiro, às 10h50, no programa Guaçu Notícias. O apoio é da Secretaria de Cultura de Toledo.
A iniciativa foi do radialista Édio Rosseto, que viu na ação um momento de valorização do patrimônio histórico de Toledo, bem como uma oportunidade para que os toledanos conheçam melhor o local onde vivem. “Como algumas pessoas não têm o hábito da leitura, encontramos um meio diferente de chegar às pessoas. É um caso oportuno para que os moradores atuais conheçam e valorizem a história do município e com certeza, um instante de descontração e cultura”, salientou Édio.
Para a coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, Rejane Rauber, a visita é um momento de alegria, pois a ação valoriza e dá continuidade ao processo histórico do município. “Contar as experiências, dificuldades enfrentadas, é um verdadeiro encontro com o passado. Bem como ressaltar a importância dos pioneiros desbravadores, recordando a luta que foi no início. Fico contente por ver a história de Toledo ser valorizada também dessa forma”, destacou a coordenadora.
Os pioneiros que desejam compartilhar histórias no programa Guaçu Notícias, devem entrar em contato com Rejane Rauber por meio do telefone (45) 3277-1328 ou dirigirem-se até o Museu Histórico Willy Barth localizado na Rua Guarani, na Vila Becker, próximo ao futuro Hospital Regional, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30. A realização tem apoio da Secretaria de Cultura de Toledo.