22 de Abril de 2014 at 16:59h

Prefeitura abre processo licitatório para contratação de empresa de agricultura de precisão

A Prefeitura de Toledo autorizou, na última quinta-feira (17), a abertura do processo licitatório para a contratação de empresa especializada em serviços técnicos relacionados a tecnologias de agricultura de precisão. O objetivo é implantar o Programa Municipal de Agricultura de Precisão (PMAP), que vai atender 1.500 hectares com investimento de mais de R$ 100 mil. A proposta atenderá, em seu primeiro ano, mais de 100 produtores rurais na região do Distrito Novo Sarandi, nas Linhas Fazenda Água Branca, Arapongas, Dois Marcos e São Pedro, com coletas de solo, análise e interpretação de resultados, assim como elaboração dos laudos com determinações técnicas para eventual correção e melhoramento.

O PMAP é aberto a todos os agricultores do município, mas prioriza os de pequeno porte, visando trazer economia e ampliar a produção, com aumento da renda para os beneficiários. Cada produtor pode ser atendido com no máximo 26 hectares. Após encontros com agricultores da região que primeiramente será atendida, houve o cadastro de 110 produtores, que somaram aproximadamente 1.430 hectares.

A finalização de outros dois cadastros ainda é esperada. “Optamos por concentrar nessa região no primeiro ano, por estarem todos muito próximos, facilitando assim a coleta das amostras de solo e também as reuniões e a organização dos grupos”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, ao lembrar que para 2015 deverá ser atendida a região dos distritos de Ouro Preto e Boa Vista.

O intuito do Programa Municipal de Agricultura de Precisão para pequenos produtores é gerar metas crescentes de produção. “Nosso objetivo é que eles racionalizem a aplicação dos corretivos e adubos, possibilitando que o produtor tenha o melhor dos rendimentos, tanto na aplicação dos corretivos de solo, como calcário e gesso. Além disso, que tenha maiores produtividades, usando o adubo ou as coberturas de nitrogênio nas doses exatas que cada segmento da sua propriedade necessite”, esclareceu.

Segundo o secretário da pasta, o PMAP constitui uma oportunidade única aos pequenos produtores. “Eles só tem a ganhar, tanto em economia, quanto em produção. Esse é um tipo de tecnologia cara e de difícil acesso para quem cultiva pequenas áreas”. As análises podem ser utilizadas como base por até três anos. Ao longo desse período os produtores receberão orientações, quanto a aplicação correta de corretivos e a aquisição de insumos a partir da necessidade.  Souza comentou ainda, que a única contrapartida dos produtores, será seguir as recomendações feitas a partir das análises.