24 de Mai de 2016 at 16:33h

Prefeitura abriu processo licitatório para a construção de novos abastecedores comunitários

A Prefeitura de Toledo autorizou o processo licitatório para a instalação de sete novos abastecedores comunitários. Os abastecedores que orçam a casa dos R$22 mil serão realizados pela prefeitura do município em parceria com a Itaipu Binacional, e vão beneficiar cerca de 100 produtores. O processo licitatório foi aberto para as empresas que pretendem construir os abastecedores.

A construção dos abastecedores tem por objetivo permitir o abastecimento dos pulverizadores através da utilização controlada da água, desta forma evitando a contaminação dos mananciais e cursos d´água. A propagação desse tipo de ferramenta facilita o acesso ao abastecimento dos pulverizadores em local adequado, resultando na qualidade e preservação do meio ambiente.

Será construído um na região de São Luiz do Oeste e Sol Nascente, um na região de Vila Ipiranga, dois na região de São Miguel e Lageado e três na região de 10 de Maio.  Seis, dos sete abastecedores, vão contar com o apoio da Itaipu Binacional, e o outro será custeado apenas com recursos municipais.

De acordo com o analista em Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura Rural, João Bonetti, os abastecedores são uma demanda das comunidades. “Os moradores pediram pela construção de mais reservatórios, que além da praticidade, agiliza os processos na lavoura o que influencia diretamente na produção”, destacou. A água fornecida por quatro abastecedores será captada em minas e nos outros três, a água será obtida através da rede de saneamento rural.