27 de Agosto de 2014 at 11:29h

Prefeitura comemora Dia do Psicólogo apontando atuação dos profissionais nos diversos setores

Dia 27 de Agosto comemora-se o dia do Psicólogo, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/62 e neste ano comemora-se 52 anos. Embora a atuação clínica ainda seja a área de atuação mais conhecida, a profissão está inserida em diversos locais e atividades profissionais. Na Prefeitura de Toledo são 27 profissionais de Psicologia inseridos em diferentes campos de trabalho. Existem psicólogas nas Secretarias de Educação (SMED), da Juventude, de Saúde e na Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS).

O psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)  atua na garantia e defesa de direitos, no fortalecimento dos vínculos familiares, proporcionando possibilidades para autonomia dos indivíduos e grupos na superação de suas vulnerabilidades. O acompanhamento familiar é preferencialmente em equipe multidisciplinar, onde o profissional contribui para a compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos. Atualmente, na SMAS, atuam 12 psicólogos nas equipes de proteção social básica e especial, nos serviços de CRAS, CREAS e Casa Abrigo.

Na área da Psicologia Escolar/Educacional cabe às profissionais desenvolverem atividades, apoiarem ações e utilizarem instrumental adequado para o melhor aproveitamento acadêmico dos estudantes, colaborando na formação de um cidadão que contribua produtivamente com a sociedade. Trabalha em prol da melhora na qualidade de vida e bem estar de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, atuando não só em ações de ajustes e mudanças, mas também na prevenção. A SMED conta com dois psicólogas.

Já na Secretaria de Saúde trabalham 12 profissionais de Psicologia, atuando em diversos espaços, como CAPS II, CAPS AD, NASF e Ambulatório de Saúde Mental. O trabalho desenvolvido visa contribuir na compreensão do processo saúde doença, e na oferta de atenção integral. O atendimento é realizado de forma individual e em grupo. Os profissionais também atuam em equipes multiprofissionais, com ações voltadas para a promoção da saúde e melhora na qualidade de vida da população no âmbito da saúde mental. No Ambulatório de Saúde Mental, o trabalho do setor de psicologia é desenvolvido por sete psicólogas que realizam atendimento de crianças, adolescentes e adultos, e tem por objetivo o atendimento clínico.

O trabalho do psicólogo nos Centros da Juventude é bastante abrangente e dinâmico, atendendo desde a elaboração de projetos e relatórios para as políticas de juventude, quanto o acompanhamento e orientação aos jovens e suas famílias. Entretanto, o principal objetivo é auxiliar os jovens a pensarem e agirem politicamente, levando em conta os pilares norteadores dos CJU’s, que são a formação, a cidadania e a convivência. Isso se dá através da convivência diária com o jovem, participando da sua vida dentro do centro, interagindo, ensinando e consequentemente aprendendo em conjunto, com o intuito de orientar a construção dos conceitos necessários para a formação cidadã.

Ainda para garantir maior qualidade no serviço prestado a população, psicólogas e psicólogos estão mobilizados para a aprovação do Projeto de Lei 3338/2008, que fixa a carga horária da categoria em 30 horas semanais.  “Muitos ainda são os desafios desta ciência relativamente ‘nova’. E muitos também são os (as) profissionais comprometidos (as) em construir esses rumos de forma coletiva e sistemática, baseado em princípios éticos, sempre tendo em mente como a Psicologia pode agir para a constituição de uma sociedade democrática, sobretudo, proporcionando autoconhecimento ao indivíduo e do mundo ao seu redor”, comentou a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Europa (CRAS II), Monique Casacchi Mariussi.