17 de Outubro de 2016 at 17:20h

Prefeitura firma contrato para retomada das obras do CMEI do Jardim da Mata

As obras do Centro Municipal de Educação Infantil do Jardim da Mata serão retomadas. Após a empresa vencedora da primeira licitação alegar dificuldades técnicas e solicitar o rompimento do contrato com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a Prefeitura de Toledo abriu novo processo para continuidade dos trabalhos.  O novo contrato será assinado na terça-feira (18), às 11h, na sala de reuniões do Paço Municipal.

A secretária de Educação de Toledo, Tania Elisete de Grandi, informou que a única forma de dar continuidade à construção do CMEI era fazer o distrato. Baseando-se em diversas cláusulas desrespeitadas pela construtora, as Secretarias de Administração e Educação começaram a emitir notificações. “Tivemos a cautela com os recursos públicos. A construtora reconheceu estar passando dificuldades e infelizmente, devido a este novo processo, teremos atraso na conclusão da obra, mas foram mantidos os recursos federais. A execução do projeto está garantida”, frisou Tania.

O novo contrato será firmado com a Construtora Bonfanti e o valor total é de R$ 1,1 milhão. O novo espaço irá abrigar mais de 100 crianças e fortalece a política de educação infantil em Toledo. “Isso contribui para qualificar o contexto da ação do governo em temos de política da educação, tanto nos aspectos estruturais quanto pedagógicos”, disse o prefeito Beto Lunitti.

Parceria com o Governo Federal

A construção do novo CMEI será custeada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao município compete a doação do terreno para a edificação, a instalação de equipamentos e móveis após a conclusão das obras e o gerenciamento. O projeto arquitetônico é Tipo 2, desenvolvido para o Programa Proinfância, com capacidade de atendimento tem capacidade de 100 crianças em tempo integral.

O projeto arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, quanto no intelectual e social. Foram levadas em consideração as diversidades que temos no país, fundamentalmente em aspectos ambientais, geográficos e climáticos, em relação às densidades demográficas, os recursos socioeconômicos e os contextos culturais de cada região, de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.