A falta de sincronismo nos semáforos, também chamado de ondas vermelhas, pode induzir o motorista a cometer erros e infrações. Com o intuito de melhorar o conjunto viário, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) implantará um sistema central de sincronização de semáforos. A ação tem o investimento de R$ 90 mil e será implantada em dez locais estratégicos da cidade.
Com o sistema inteligente, a central irá informar imediatamente ao operador sobre qualquer alteração ocorrida no semáforo. “A medida fará com que os semáforos, a partir do primeiro, abram conforme um cálculo de velocidade média dos veículos, criando assim a onda verde”, explicou o coordenador de fundos especiais da SMST, Leandro Kehl.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Moisés Bayer, a sincronização de semáforos vai prevenir vários problemas. “Serão amenizados a formação de trânsito lento, reclamações dos usuários e o bloqueio dos cruzamentos por veículos. Além de solucionar problemas como a perda de tempo no trânsito, desperdício de combustível e diminuir o risco de colisão traseira”, explicou.
Para o prefeito Beto Lunitti a implantação do sistema é uma necessidade decorrente da estruturação do trânsito. “É uma questão de cuidar da vida das pessoas e organização no tráfego para amenizar o número de acidentes no trânsito”, comentou. O gestor ainda ressaltou que a ação estabelece a condição futura de viaturas da polícia militar, civil, corpo de bombeiros, ônibus coletivo e ambulâncias. “Em caso de emergência, os semáforos recebem informação de abertura de tráfego para livre acesso”, concluiu.