16 de Junho de 2015 at 14:38h

Proerd forma mais de 900 alunos no primeiro semestre

Mais de 900 alunos de 5º anos de 32 escolas municipais e particulares de Toledo participaram, nesta terça-feira (16), da 27º Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A atividade aconteceu no Teatro Municipal e contou com a participação de professores, pais e comunidade em geral. No período da manhã aconteceu a formatura de 538 alunos de 15 escolas, já à tarde foram 397 alunos de 17 escolas.

O programa acontece no Paraná desde 2000, e já formou mais de um milhão de alunos. “O Proerd vem no sentido de dar um apoio a essas crianças, um ensinamento, para que no futuro elas possam, no momento em que sejam abordados por algum traficante, alguma situação que envolva drogas e violência, possam reagir nessas situações que podem comprometer o futuro”, informou o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar e Proerd do Paraná, Tenente Coronel Abreu. O comandante ainda afirmou que o programa proporciona ao aluno que participa a oportunidade de dar condições para tomar decisões corretas quando forem abordados em questões de violência e uso de drogas.

A aluna da Escola Municipal Shirley Maria Lorandi Saurin, Geovana Lima Colasso, contou que com o Proerd, ela e toda a turma, aprenderam novas atividades, além da importância de ficar longe das drogas e da violência. “Eu aprendi várias coisas, que nós temos que ficar longe das drogas, que isso vai fazer mal pra gente, e aprendi muitas coisas legais. Gostei bastante de participar”, disse.

Segundo a secretária de Educação, Tania de Grandi, o Proerd proporciona às crianças a oportunidade de aprenderem ensinamentos importantes e que influenciarão diretamente no futuro delas. “As crianças acolhem muito bem a Polícia Militar nas escolas. E as escolas contam com a outra instituição, a PM, porque este programa tem a finalidade de educar para a vida”, falou. No segundo semestre, outras turmas participarão do programa.