02 de Julho de 2014 at 16:55h

Programa Cidades Digitais: conclusão do anel de fibra ótica deve acontecer nos próximos dias

A conclusão da implantação do anel de fibra ótica do Programa Cidades Digitais, do Governo Federal, em Toledo deve acontecer nos próximos dias. O município foi selecionado entre 80 cidades brasileiras que receberão o Programa. As ações foram iniciadas no dia 13 de maio e tem previsão de finalização em 11 de julho.

De acordo com a analista de sistemas da Prefeitura, Elizabeth Balcewicz, as atividades estão ocorrendo conforme o cronograma. “Após a montagem dos cabos, a próxima etapa é a instalação dos equipamentos e suas configurações”, informou. Após a conclusão destas ações, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizará uma vistoria para autorizar o início das atividades. “O anel possui 14 quilômetros e interligará 22 órgãos públicos do Governo Municipal e disponibilizará quatro pontos de acesso gratuito à internet sem fio”.

A rede vai interligar escolas da rede municipal, as Secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Fazenda, Segurança e Trânsito e Assistência Social e Proteção à Família e o Terminal Rodoviário Alcido Leonardi. O projeto contempla também quatro pontos de acesso público localizados na Praça Willy Barth, Parque Ecológico Diva Paim Barth, Ginásio de Esportes Alcides Pan e Centro Cultural Ondy Niederauer. “O sinal vai permitir que os cidadãos acessem os mais diversos tipos de conteúdo existentes na internet, desde sites de busca, fóruns de discussão até redes sociais, programas de bate-papo, sites de vídeo-streaming, entre outros”, contou Elizabeth. 

O prefeito Beto Lunitti destacou que o ‘Cidades Digitais’ vem ao encontro da proposta do Governo de desenvolver ações que promovam a cidadania. “Esse projeto vai oferecer mais serviços públicos à população e ao mesmo tempo trabalhar no sentido de democratizar o acesso à informação. Nosso foco de trabalho é a cidadania e a inclusão social, e o projeto será mais uma ferramenta a serviço desse objetivo maior”, enfatizou.

Economia

A implantação do ‘Cidades Digitais’, de acordo com as informações repassadas pelo diretor de Informática da Prefeitura, Robson Vozniaki, trará uma economia significativa aos cofres públicos. Também proporcionará a ampliação dos projetos de acesso gratuito à internet para os cidadãos. “Vamos gerar uma economia de aproximadamente R$ 400 mil/ano, já que hoje precisamos custear a rede que atende prédios públicos, como escolas e secretarias municipais, que hoje funcionam fora do Paço Municipal”, explicou. O diretor ainda comentou que Toledo ficou entre os 80 municípios selecionados no Brasil para a implantação do projeto piloto. “Outro diferencial é que somos a única cidade que ultrapassa os 50 mil habitantes incluída no ‘Cidades Digitais’”.