O projeto Conhecendo Toledo, que leva os estudantes da rede pública municipal para conhecer diversos pontos do município, aspectos ligados à economia, recursos hídricos e saneamento básico, relevo, tipos de construções, entre outras características sociais e geográficas do município, completa neste ano 20 anos de funcionamento. O projeto foi retomado nesta semana nas escolas municipais e atende alunos de terceiro e quarto anos. Diariamente são feitas visitas, partindo das escolas e seguindo um roteiro definido para cada uma das séries. Ao todo neste ano o projeto vai contemplar 3.277 alunos de terceiro e quarto anos das escolas municipais.
O roteiro para os estudantes do terceiro ano inclui a nascente do rio Toledo, no distrito de São Luiz do Oeste. O rio é a principal fonte de abastecimento de água tratada para o município. Os alunos conhecem a nascente do rio, acompanham o curso do manancial até chegar ao ponto de captação, junto ao Parque dos Pioneiros. Ainda no interior, os estudantes passam por Bom Princípio e São Luiz do Oeste, onde conhecem o relevo e produção agropecuária, as divisas entre os municípios, tipos de estradas – rurais, estaduais e federais – reservas ambientais e mata ciliar, indústrias e cooperativas, além da estrutura da sede do distrito de São Luiz do Oeste, ponto mais elevado do município em relação ao nível do mar. Na área urbana, observam as ruas e avenidas, divisão de bairros, templos religiosos, entre outras estruturas urbanas. Ao longo do trecho percebem as modificações no curso do rio, desde questões geográficas até a interferência do homem na natureza.
Os alunos do quarto ano iniciam o roteiro conhecendo uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) , vão ao aterro sanitário e ao centro de separação de materiais recicláveis, ao Museu Histórico Willy Barth e ao Parque das Aves, junto ao Horto Florestal, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. As visitas são realizadas de segunda a sexta, seguindo um calendário pré-definido com as escolas. O ônibus pega os estudantes no começo do turno e durante um período percorre todo o roteiro. Ao final do percurso, os alunos são deixados novamente na escola.
“A ideia do Conhecendo Toledo é mostrar a cidade, permitir que as crianças conheçam melhor a cidade onde vivem de um ponto de vista diferente do que o visto com os pais, em suas atividades regulares. São pontos específicos que permitem aos alunos ver de perto questões trabalhadas em sala de aula e relacionadas ao meio ambiente, relevo, geografia, história, cultura sobre o município de Toledo”, explica a secretária municipal de Educação, Janice Salvador. Segundo ela, a aceitação é excelente e nestes 20 anos milhares de crianças conheceram um pouco melhor a cidade onde vivem. “É uma forma de estudar na prática o que está sendo visto em sala de aula”, assegura.
O projeto, segundo a secretária, sofreu algumas modificações ao longo dos anos para tornar o trajeto mais dinâmico, adequando às novas necessidades, mas manteve a sua proposta original de tirar os alunos de sala de aula e levar para conhecer na prática aspectos vistos nos livros, em sala de aula. “É uma vivência muito significativa que de fato fica na memória das crianças”, ressalta. “As crianças adoram”.
Textto: Eliane Cargnelutti Torres