suzi.lira 27 de Julho de 2018 at 17:00h

Projeto Toledo Lê: Pontos de leitura incentivam população a ler

O Projeto Toledo Lê foi implantado há seis anos em frente às empresas BRF e Prati-Donaduzzi. Os locais foram escolhidos, pois ficam em bairros distantes da Biblioteca Pública Municipal. Eles são pontos de leitura descentralizados, que buscam facilitar o acesso aos livros para os moradores da região, não precisando se deslocar até o centro.

 

Esses pontos são abertos para a comunidade e contém livros de diversos gêneros literários. Quem passa pelo local pode pegar obras gratuitamente. A leitura pode ser realizada por ali ou em casa. O objetivo é que depois de ler, o cidadão devolva ou repasse a obra.

 

Para quem deseja doar livros que não utilizam mais é só fazer a doação na Biblioteca Pública, do Centro. São aceitas doações de livros de (literatura brasileira, estrangeira, infanto-juvenil, autoajuda, biografias e técnicos), para manter o acervo dos pontos, esses materiais são selecionados e encaminhados para os locais.

 

O projeto tem grande aceitação da população da região. “Pela dificuldade de se deslocar até uma das Bibliotecas Públicas, esses pontos facilitam aos moradores da região o acesso aos livros. Eles podem escolher livros de sua preferência, com as opções que temos nesses pontos. Podemos dizer que a biblioteca está saindo do seu espaço físico”, declara a assistente de biblioteca Cleonisse Feliciano da Silva Pizatto.