15 de Abril de 2016 at 16:10h

Restaurante Popular Universitário inicia atividades na segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (18) começam a ser servidas as refeições no Restaurante Popular Universitário de Toledo. O projeto inédito no Brasil abrangerá o atendimento aos universitários e a população em geral, mesclando a dinâmica do Restaurante Popular com o espaço do Restaurante Universitário. O projeto é uma demanda antiga principalmente do Movimento Estudantil Universitário da Unioeste, campus de Toledo.

Inicialmente as refeições serão servidas no ginásio da universidade, até que as obras do Restaurante Popular Universitário estejam concluídas. “Já terminamos a terceira fase das obras e agora estamos na última fase, que envolve instalação de equipamentos, ajardinamento e os acabamentos”, destacou o diretor do campus Toledo da Unioeste, Remi Schorn. Além dos almoços, está em processo de licitação a parte do jantar, que será custeado com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “É um recurso carimbado para assistência estudantil, por termos ingressado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, disse

O preparo dos alimentos do almoço será realizado pela Cozinha Social de Toledo, sendo que o RPU servirá almoço tanto para os universitários, quanto para a população em geral. “Nós teremos capacidade para servir mil refeições diárias nos mesmos moldes dos outros cinco restaurantes populares de Toledo. Essa é a primeira experiência no Brasil, que atenderá tanto acadêmicos, quanto a população em geral”, salientou o prefeito Beto Lunitti.

O diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei, explicou que o espaço físico é de responsabilidade da universidade e a operacionalidade é do município, por meio da Cozinha Social (preparo dos alimentos e equipe de colaboradores para transporte e para servir as refeições). O RPU funcionará das 11h30 às 13h30 e por cada refeição será cobrado o valor de R$ 2,50.

O secretário de Administração, Nelvio Hübner, complementou que as refeições servidas são balanceadas. “Enquanto Poder Público nos preocupamos com a saúde alimentar da população, nesse sentido as nutricionistas da Cozinha Social sempre irão preparar um cardápio balanceado e nutritivo para servir nesse espaço”, garantiu. Outros dois restaurantes populares devem ser inaugurados ainda esse semestre. Um no Jardim Panorama II e outro do Jardim Gisela.

“O município busca com isso gerar melhor qualidade de vida através de uma alimentação saudável, com vistas a uma saúde preventiva. Para o município nunca será visto como uma nova despesa e sim como um investimento em saúde pública”, frisou o prefeito Beto Lunitti.