26 de Abril de 2017 at 17:13h

Reunião discute Educação em Tempo Integral em Toledo

Direções de escolas, gestores da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Escolar e prefeito Lucio de Marchi estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (26), na Escola Municipal Walmir Grande, para discutir e avaliar a Educação em Tempo Integral no Município de Toledo. A reunião teve início com uma apresentação sobre a legislação que normatiza a educação em tempo integral em Toledo.

Na ocasião, as direções das escolas Carlos João Treis, Walmir Grande, Carlos Friedrich, Ivo Welter, Caic, Waldyr Luiz Becker e São Pedro apresentaram a situação da Educação em Tempo Integral em cada escola e quais as necessidades de melhorias que consideram ser mais urgentes e importantes para cada escola.

Ao término da reunião foram apresentados vários itens que o conjunto das escolas julgaram ser relevantes em cada área e foi entregue uma pauta de necessidades comuns ao prefeito, para o funcionamento da Educação em Tempo Integral.

O prefeito Lucio de Marchi acompanhou atentamente toda a reunião e aproveitou para expor a situação da Prefeitura e as impossibilidades de novas contratações por conta do limite prudencial. Ele destacou ainda a importância e a relevância da Educação para a cidade. “A Secretaria de Educação, se fosse uma empresa, seria a terceira maior do município, se considerarmos o número de servidores”.

Lucio de Marchi também falou sobre algumas ações específicas para a Secretaria de Educação e qual será o foco do Governo Municipal. “Nós temos que estabelecer prioridades. E eu, particularmente, acredito que temos que priorizar os mais necessitados”, argumentou o prefeito.

 

A reunião

A secretária de Educação, Janice Aparecida de Souza Salvador, explicou que a Secretaria reuniu a equipe das escolas que oferecem Tempo Integral, seus diretores, coordenadores, equipe da Secretaria de Educação e o prefeito para que pudessem apresentar ao grupo todo qual é a realidade que envolve o Tempo Integral em cada uma das escolas. As propostas que estão sendo desenvolvidas, as potencialidades e também as limitações existentes.

“O grande objetivo era que o prefeito, assim como o grupo conhecesse essa realidade e que juntos nós pudéssemos pensar as próximas ações. Nós estamos sentindo que o Tempo Integral vem se expandindo de uma maneira um tanto quanto desordenada. Isso tem gerado dificuldades em relação a manutenção da Educação em Tempo Integral nas escolas em termos de funcionários, de espaço físico e de segurança. Existe uma série de questões que precisam ser planejadas, pensadas, de tal forma que o Tempo Integral possa progredir com qualidade, mas também com segurança”, explicou a secretária.

 

Perspectiva

Segundo a secretária, duas grandes demandas estão relacionadas ao espaço físico, que vem se tornando limitado ano a ano por conta da expansão do Tempo Integral; e de Recursos Humanos. “Em relação aos Recursos Humanos nós precisamos estudar carga horária, profissionais necessários para o Tempo Integral. Talvez venhamos a realizar novos concursos, com profissionais alternativos que deem mais flexibilidade a organização do tempo na Educação Integral. Em relação aos espaços físicos já estamos trabalhando com essa projeção por conta de estarmos no processo de discussão do PPA (Plano Plurianual). Há um planejamento ai para os próximos três anos de ampliação e de adequação dos espaços físicos dessas escolas também”.

Hoje existem 36 escolas municipais em Toledo, destas o Tempo Integral funciona em sete, ainda com um número reduzido de alunos. Além do Tempo Integral existem em várias escolas atividades de contraturno onde a grande maioria das crianças tem uma jornada ampliada, além das quatro horas diárias.

“Nós queremos que o prefeito conheça a realidade de nossas escolas e do Tempo Integral, e que se sensibilize em algum sentido e perceba que nossas demandas, nossas solicitações são plenamente justificadas considerando-se hoje as necessidades que as escolas têm”, disse Janice sobre a reunião desta quarta-feira.

“O prefeito já tinha ciência das demandas das escolas, mas ele ouvir diretamente das direções e ver as imagens reais reforça muito aquilo que já estamos discutindo com a administração”, reforçou a secretária de Educação. 

 

Texto: Dielson Pickler