A comunidade de São Miguel se reuniu no domingo (01) para festejar o investimento da Prefeitura de Toledo na estrutura do distrito. A Associação de Moradores da localidade conquistou, por meio das reuniões do Orçamento Participativo (OP), organizado pela Assessoria de Assuntos Comunitários, um barracão de 945 metros quadrados. Os investimentos somam R$ 117.472,00. Aproximadamente 700 pessoas participaram da confraternização.
A obra entregue auxiliará os moradores da região na organização de eventos e outras atividades. “É um barracão amplo e nós pretendemos continuar as melhorias nesta estrutura”, disse o presidente da comunidade Celso Poersch. Segundo ele, o Orçamento Participativo é uma ferramenta para dar seguimento aos trabalhos. “Nesta etapa conseguimos o barracão. Daqui alguns dias já começam novamente as assembléias e pretendemos pleitear recursos para a continuidade das intervenções até deixarmos como a comunidade precisa”. A reunião do OP com os moradores de São Miguel está prevista para o dia 19 de março, às 19h, no Clube Aliança.
As deliberações sobre a aplicação de recursos conforme a necessidade de cada localidade foi destacada pelo prefeito Beto Lunitti. Segundo ele, o OP garante a democratização do investimento dos recursos destinados para cada região. “São comunidades que recebem melhorias a partir da decisão dos próprios moradores. O (Celso) Poersch disse que agora irão deliberar por outras intervenções neste barracão que foi opção da comunidade”. O vice Adelar Holsbach, o Pelanka, acrescentou que o dinheiro público é melhor aproveitado por meio o Orçamento Participativo, pois as comunidades atendidas sabem onde é mais necessária a aplicação do dinheiro.
O ato de inauguração contou ainda com a presença do presidente do Clube Aliança de São Miguel, Delmar Hozlbach, e do padre Tobias Henkemeier que abençoou a nova estrutura. Os secretários municipais da Fazenda, Neuroci Frizzo; da Infraestrutura Rural, Lídio Michels; e do Planejamento Estratégico, Jadyr Donin também participaram do evento.
Recuperação do trecho entre São Miguel e Novo Sarandi
Durante a cerimônia o prefeito Beto Lunitti destacou também o investimento na recuperação do trecho de asfaltamento rural no interior entre São Miguel e Novo Sarandi. Na obra, foram investidos aproximadamente R$ 300 mil para resgatar a trafegabilidade em 900 metros de asfalto. Os trabalhos de reparo, que transformaram o trecho em Rodovia Rural, com seis metros de largura e duas pistas de rolamento, foram concluídos na última semana. Para o prefeito, o principal intuito com a recuperação é promover a qualidade de vida ao homem do campo. “Estamos investindo em infraestrutura rural desde o início do nosso mandato, pois valorizamos o trabalho e a qualidade de vida do homem do campo, que é fundamental para nossa economia e desenvolvimento e assim como os moradores da área urbana, merecem ter acessos e vias de qualidade para trafegar com segurança”, concluiu.