Para garantir mais saúde à população, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) conta com equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada às equipes de Estratégias Saúde da Família (ESF’s) dos bairros São Francisco, Jardim Europa e Panorama. O objetivo das atividades é desenvolver ações a fim de estreitar o vínculo entre os usuários e o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Núcleo tem contribuído com a diminuição da procura por assistência nas Unidades Básicas de Saúde. Atualmente são seis profissionais com carga horária de 220 horas/mês. Assistente Social, Educador Físico, Enfermeira, Farmacêuticas, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicóloga.
Eles apoiam as Estratégias de Saúde da família, atuando com atendimentos e consultas compartilhadas e ambulatoriais, orientação a respeito de conservação e melhor utilização das medicações prescritas. Tudo de acordo com as necessidades, com o perfil epidemiológico da área e também atuam na promoção e na prevenção. O acompanhamento da evolução do estado de saúde do paciente daqueles que são atendidos pelo sistema de saúde é uma das propostas do programa, um diferencial do atendimento.
Esta atuação integrada com as ESF permite realizar discussões de casos clínicos e possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na UBS, como nas visitas domiciliares.
No primeiro semestre deste ano foram atendidos 1.940 pessoas de forma ambulatorial e 4560 de forma coletiva. A responsável pelo NASF em Toledo, a Farmacêutica Liane Dezanet Szatkowski, fala das melhorias que o Núcleo está oportunizando para os usuários da Estratégia Saúde da Família atendidos pelo NASF.
“O que observamos depois da implantação do NASF é que para as pessoas que participaram dos grupos uma parte começou a fazer o uso correto de medicamentos. Nós sabemos que a maior causa de morte no Brasil e em Toledo são as doenças cardiovasculares. E uma das causas é o uso incorreto dos medicamentos ou o não uso destes medicamentos”, aponta Liane.
Por meio do Núcleo os pacientes aprendem a usar a medicação e também a usá-la de forma correta. “Temos pacientes que pararam de fazer uso de insulina e voltaram a tomar só os medicamentos para diminuir a glicemia. Alguns deles conseguiram regularizar a sua hipertensão”, relatou a Farmacêutica.
Resultados
Durante os atendimentos é comum os relatos e depoimentos de pessoas que fazem parte dos grupos de ansiedade e polifarmácia (que fazem uso de medicamentos sob controle especial) que conseguiram melhorar a sua ansiedade e sua depressão.
Pessoas com problemas de coluna tiveram diminuição das crises devido às orientações de fortalecimento e alongamento. As atividades aquáticas e grupos de caminhada fazem com que as pessoas melhorem seu condicionamento físico e sua saúde.Os cuidados com alimentação também são abordados.
Liane fala de pessoas que cuidavam de seus acamados. “Eles não saiam de casa e hoje estão melhores, pois é do conhecimento de todos que quem cuida muitas vezes fica mais doente do que quem está sendo cuidado. Fazemos as orientações sobre o uso do sal. Ensinamos a fazer sal temperado para que as pessoas comecem a ingerir menos sal (uma das primeiras orientações médica para hipertensos). A acupuntura que é realizada para pessoas com dor crônica e ansiosas ou deprimidos conta com resultados excelentes”.
Atividades
Entre as diversas ações que o NASF proporciona para a comunidade estão: Atividade Educativa/Orientação em Grupo na AB (Coletivo); Atividades Aquáticas; Clube da Coluna; Grupo da Caminhada Orientada; Oficina de Convivência para Promoção de Saúde Mental; Oficina de Estimulação Cognitiva, Grupo Saúde Mental; Grupo de Auto Cuidado para Pessoas Diabéticas; Grupo de Polifarmácia para hipertensos e diabéticos e para pessoas que fazem uso de medicamentos sob controle especial; Grupo Passos para a melhor Idade; Grupo do ombro; Atividades que a unidade solicita.
ESF Europa
O NASF desempenha diversas atividades na ESF do Jardim Europa. Grupo de gestantes; Grupo Hiperdia; Campanhas anuais e educativas; Matriciamento para as equipes; Treinamento/ Educação Continuada na UBS (conforme demanda).
ESF Panorama
Grupo de gestantes
ESF São Francisco
Grupo de gestantes; Grupo de Tabagismo; Curso para casal grávidos; Treinamento/ Educação Continuada na UBS (conforme demanda); Matriciamento Alimentação na gestação