14 de Março de 2016 at 13:42h

Secretaria da Juventude se reúne com diretores de escolas estaduais para falar sobre o ‘Programa Jovens na Universidade’

Nesta sexta-feira (11) a Secretaria Municipal da Juventude se reuniu com os diretores das escolas estaduais na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura para discutir e apresentar o ‘Programa Jovens na Universidade’. O projeto faz parte do programa federal Estação Juventude e vai oferecer um cursinho pré-vestibular com 200 vagas disponíveis para estudantes de 15 a 29 anos que cursem o 3° ano nos colégios estaduais. Na ocasião, os diretores puderam esclarecer dúvidas e apontar questões para aperfeiçoar a qualidade do projeto.

A reunião explicou a metodologia das ações, o processo de avaliação e o referencial teórico do Programa. “As aulas serão preparatórias para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das formas de ingresso em algumas faculdades e universidades públicas. O curso será aos sábados, das 8h às 17h10, no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli (CJU/Europa), com previsão de início das atividades para o dia 02 abril”, explicou o secretário da Juventude, Edmilson Barbosa (Dudu).  

Além de oferecer educação complementar, a Prefeitura de Toledo também disponibilizará as refeições para os estudantes com o apoio da Cozinha Social. As aulas serão ministradas no auditório do CJU/Europa e o método ensino/aprendizagem ficará a cargo da empresa contratada. “A licitação da empresa sairá na próxima quarta-feira (16) e a Secretaria da Juventude de Toledo irá disponibilizar quadro interativo para o suporte às aulas”, acrescentou o secretário.

Para garantir a participação dos jovens de vários territórios, 160 vagas serão destinadas aos jovens que frequentam o último ano do ensino médio da rede pública.  As outras 40 serão para livre procura, com as inscrições acontecendo nos Centros da Juventude do Jardim Europa e Coopagro, de 21 a 31 de março. Neste caso, os jovens devem ter concluído o ensino médio e não ter cursado ou estar frequentando o ensino superior, além de comprovar residência no município.

“Não haverá reserva de vagas e os interessados serão classificados por ordem de inscrição. O número de atendimentos por estabelecimento foi definida pelo número de estudantes destas séries no ano passado e variam de três a 26 vagas”, salientou o secretário da juventude. Dudu ainda relatou que a seleção será feira pela própria escola considerando a frequência, a pontualidade e o histórico escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Física, no primeiro e segundo ano.