Na última semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) apresentou o Relatório de Gestão da Política de Assistência Social referente ao período de 2013 até o primeiro semestre de 2016. Os dados levantados e demonstrados são referentes a 20 unidades, setores e departamentos da Secretaria.
No ano de 2013 foi realizado o Diagnóstico Situacional da Política de Assistência Social mediante a visita in loco e registro das demandas que precisavam de investimentos e ações. No primeiro semestre de 2016 foi realizada a atualização das informações, momento em que se identificou que foram resolvidas 74,36% das demandas apresentadas no Diagnóstico de 2013.
Considerando que as categorias definidas para análise foram: necessidade de recursos humanos, infraestrutura, carência de equipamentos, materiais de consumo e outros processos 15,99% das demandas foram resolvidas parcialmente e 9,65% ainda precisam ser solucionadas.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Socioassistencial, Marília Borges Leite, os investimentos realizados na SMAS durante esse período garantiram a melhoria do atendimento de aproximadamente 3.597 usuários e suas famílias por mês. “Os principais investimentos foram realizados em infraestrutura e reformas, novas obras, aquisição de equipamentos, aquisição de veículos e o aumento em 51% do número de profissionais para o atendimento direto à população”, afirmou.
Além da resolutividade das demandas evidenciadas no Relatório, foram apresentadas as ações e avanços na Política de Assistência Social no município de Toledo, informações que serão publicizadas para os demais secretários e Conselho Municipal de Assistência Social.