Nesta terça-feira (01) dez servidores públicos que integram a brigada de incêndio da Prefeitura de Toledo participaram de apresentação do Plano de Abandono do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A ação foi realizada na sede da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi e contou ainda com a presença colaboradores de outras 18 empresas. O objetivo foi preparar trabalhadores para possíveis situações de incêndios em edifícios e estabelecimentos comerciais.
Ao todo, a brigada de incêndio da Prefeitura conta com 27 servidores. Segundo o secretário de Administração, Amauri Linke, os dez servidores capacitados serão responsáveis por repassar o conhecimento adquirido na apresentação aos demais brigadistas. “Foram disponibilizadas um número restrito de vagas para os servidores municipais, por isso deveremos programar uma capacitação para os demais servidores que não puderam comparecer de forma que toda a brigada tenha os conhecimentos que mais tarde deverão ser repassados a todos os servidores do prédio e, se preciso, aplicado em situações de incêndio”.
De acordo com a guarda municipal e brigadista, Sirley Galbiati, é de extrema importância essa atividade, pois irá acarretar facilidade para as possíveis ocasiões. “Não podemos prever certos acontecimentos, mas podemos nos organizar para não acontecer certos acidentes”, comentou.
Plano de abandono
Tem como objetivo a proteção humana, mantendo a comunidade escolar segura em situações de risco, realizando treinamentos pautados em normas de segurança nacionais e internacionais, buscando fundamentalmente organizar a saída da população de maneira ordeira dos ambientes escolares, doutrinando a população para agir proativamente em situações que envolvam ameaça de desastres.