05 de Setembro de 2014 at 16:40h

SMED finalizou preparativos para o Desfile Cívico do Dia da Independência

No próximo domingo (07) acontece o tradicional Desfile Cívico para celebrar o Dia da Independência do Brasil e último dia de comemorações alusivas à Semana da Pátria. O evento acontece no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em frente ao Horto Municipal, com início às 8h.

Ao todo, participarão do desfile 146 entidades, que confirmaram presença através do site do portal da Prefeitura e nas reuniões de organização do desfile, realizadas no mês de Agosto. Na organização do evento, além da Secretaria de Educação (SMED) estão envolvidas as secretarias de Comunicação Social (SECOM), Secretaria de Saúde (SMSA), Esporte e Lazer (SMEL), Cultura (SC), Fazenda (SEFA), e Meio Ambiente (SMA).

No ano de 2013, cerca de cinco mil pessoas acompanharam o evento. Para esta edição, a expectativa é de atingir um numero aproximado de público. Ao todo, 1.500 representantes das entidades irão desfilar.

Organização

No mês de agosto a SMED realizou duas reuniões para acertar os detalhes do desfile. Nestes encontros foram definidos a ordem das entidades, itinerário e horários. Dentre a ordem de prioridades do desfile, estão as crianças dos centros municipais de educação infantil, escolas de ensino básico e todas as entidades que desfilam com menores tem prioridade.

Para esta edição, o tema do desfile é a Cultura da Paz. O tema foi aceito por todas as entidades na primeira reunião de organização, e segundo a secretária de Educação, Tania de Grandi, a expectativa para este ano é muito positiva. “Esperamos realizar um desfile tão grandioso e bonito como em 2013”, afirmou.

Trânsito

Todas as ruas que dão acesso ao Parque ecológico serão bloqueadas para concentração das entidades e para segurança dos participantes e do público presente no evento, sendo elas Rua Raimundo Leonardi, Primavera, Faculdade, General Alcides Etchegoyen, Panambi, Dom Pedro II, General Estilac Leal, Haroldo Hamilton, Almir Gasperim, Irmão Nicolau, Pedro dos Santos Ramos, Augusto Formighieri e Vilson Albuquerque. A Secretaria de Segurança e Trânsito pede a todos os motoristas que respeitem os bloqueios, que estarão nas ruas a partir das 6h do domingo.