Uma atividade chamou a atenção no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann neste sábado (16). O lançamento do programa ‘Na Trilha do Remo’, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), contou com boa participação popular e tem a intenção de incentivar a prática dos esportes de remo que integram as modalidades olímpicas, que são stand up paddle, canoagem e caiaque. O novo programa é conta com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SMA) e Segurança e Trânsito (SMST).
O programa funcionará no Parque do Povo e dos Pioneiros, de segunda à sexta-feira das 17h às 20h, explicou a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa. Ela ainda informou que para a prática dos esportes é necessário seguir um regulamento. “Quem quiser participar deverá fazer um cadastro na SMEL. Além disso, para entrar na água, a pessoa deverá usar os equipamentos de segurança, além de portar a carteirinha dando o direito à prática esportiva”. Marli acrescentou que o direito à prática é somente permitido no horário previsto do programa.
Outro ponto destacado pela secretária é que só serão permitidas as três modalidades, sendo proibida a utilização de jet ski ou qualquer aparelho de motor, não podendo também entrar na água com bóia ou para nadar. A fiscalização é de responsabilidade das secretarias envolvidas. Além disso, a prática das modalidades não afetará em nada o meio ambiente. “As atividades não prejudicarão os peixes, além de não causar nenhum impacto ambiental ao espaço, já que só serão permitidos os esportes que não envolvem motor”, contou o secretário da SMA, Leoclides Bisognin.
As novas modalidades adotadas no município de Toledo fazem parte do plano de ocupação dos espaços públicos. “Nós da administração, através das secretarias temos desenvolvido políticas que tem efetivado o esporte como direito do cidadão e a sociedade tem participado nas mais diversas modalidades que são ofertadas”, expôs o prefeito Beto Lunitti. O administrador municipal ainda afirmou que o novo programa é uma forma de devolução do imposto pago, já que o espaço foi construído com este dinheiro, e a intenção é oferecer políticas públicas que estimulem a ocupação do local.
No domingo (17) as ações aconteceram no Parque dos Pioneiros, na Vila Pioneiro.