22 de Junho de 2016 at 17:41h

Toledo participa do Seminário de dez anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Toledo está representada Seminário de dez anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O evento acontece em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (22 e 23) e contou com a participação de representantes do Departamento de Assistência Farmacêutica. O município de Toledo possui um dos projetos mais avançados e estruturados no uso dos fitoterápicos como complemento em tratamentos.

De acordo com a coordenadora do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no município, Elenir Rudek, a participação Seminário é de extrema importância uma vez que Toledo tem um histórico considerável no uso de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento de pacientes. “É bom estar aqui representando Toledo. Nos sentimos muito orgulhosas por sermos referência nessa questão no estado do Paraná”, destacou Elenir que participa do encontro acompanhada da diretora de Assistência Farmacêutica Fabiana Trento.

Elenir ainda reforçou que os fitoterápicos são utilizados no tratamento de doenças como, hipertensão, diabetes, problemas de saúde mental e problemas tratados no Ambulatório de Feridas. “As plantas medicinais e os fitoterápicos são mais uma opção terapêutica no tratamento dessas doenças em estágio inicial, e são indicados pelos médicos da rede SUS, ou podem ser solicitados pelos pacientes, sendo adquiridos de forma totalmente gratuita”, disse.

Atualmente os fitoterápicos são medicamentos consolidados e tem participação importante no mercado. O objetivo da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos é garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional destes itens, promovendo o aproveitamento sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional de medicamentos.