29 de Julho de 2014 at 15:41h

Toledo representará oeste paranaense em evento em Curitiba

O município de Toledo mais uma vez é pioneiro no que diz respeito ao turismo e incentivo à gastronomia local. A Paraná Turismo e a Gazeta do Povo estão desenvolvendo o Projeto Iguassu Gourmet, que nasceu da percepção de empresários da região que no ano passado participaram de missão técnica ao País Basco, na Espanha. A ideia é valorizar a matéria-prima regional, produtores, restaurantes e transformar pratos típicos em possibilidades de turismo cotidiano, que possa atrair turistas. Para representar todo o oeste paranaense, no evento que acontecerá nos dias 13 a 17 de agosto em Curitiba na Feira Mundo Gastronômico, Toledo foi à escolhida com o seu prato típico, o Porco no Rolete.

Logo na criação do Iguassu Gourmet, cerca de um ano atrás, Toledo já participava das discussões sobre como o evento seria realizado. Assim que foi feito o convite para algum município do oeste paranaense representar toda a região com o prato típico, Toledo já se ofereceu prontamente com o Porco no Rolete. A intenção é integrar todo o oeste do Paraná em um roteiro turístico para potencializar o turista que vai até Foz do Iguaçu e muitas vezes não passa por outras partes do Paraná.

Logo que Toledo foi escolhida como representante do oeste, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo entrou em contato com a diretoria do Clube de Caça e Pesca, que tradicionalmente desenvolve o prato no município. A intenção é potencializar Toledo como uma marca do oeste do Paraná para todo o mundo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edemar Rockenbach, o município em seu pioneirismo percebeu a necessidade e importância em participar de um evento como este. “Para nós, como município, é um orgulho poder representar o oeste com esta força econômica que Toledo tem suas festas gastronômicas. E hoje, além do Porco no Rolete nós temos uma derivação ainda maior de diversos pratos desenvolvidos a partir dos suínos, então isso para nós vai ser um ponto fundamental para marcarmos mais alguns pontos em nível de turismo no Paraná”, contou.

Para ir até Curitiba será montada uma comitiva com representantes da diretoria do Clube de Caça e Pesca, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento contará com um público seleto de autoridades, críticos e jornalistas do mundo da gastronomia. Estes provarão os cinco pratos que representarão as regiões do Paraná e darão sugestões de como ele poderá ser melhorado e desenvolvido de forma a ser servido não somente na festa tradicional, mas também em restaurantes, como um prato típico.

O projeto vem sendo trabalhado em conjunto com as entidades em toda região oeste, envolvendo a Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste), Adetur, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, a Secretaria de Estado de Turismo, através do projeto Gastronomia Paraná, com apoio da Agência de Desenvolvimento do País Basco (Garapen) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).