suzi.lira 08 de Junho de 2018 at 16:52h

Toledo sedia o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico

O anfiteatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) - Campus Toledo, foi palco do 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico Local. Atuação dos Conselhos. O evento foi realizado nesta sexta-feira (8). Tendo como objetivo, fomentar métodos de crescimento econômico em suas regiões. Na ocasião, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, iniciou o evento com a palestra “A visão e estratégia estadual com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico”. A programação se estendeu durante todo o dia com palestras voltadas ao assunto.

 

O seminário é organizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Toledo (COMDET), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) e Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), com apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e PUCPR - Campus de Toledo.

 

Estiverem presentes Prefeitos, Ex-prefeitos, representantes de entidades como Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), entre outros. Membros do conselho de desenvolvimento da região Oeste, Norte, Noroeste e Sudoeste do Paraná, também estiveram participando do evento.

 

Na ocasião, o presidente do COMDET, Cézar de Césaro, explanou sobre o ‘deslumbrante’ crescimento econômico de nossa região. “Vale lembrar que o desenvolvimento econômico que está acontecendo vem de uma linha histórica local, em que os caminhos foram se entrelaçando. Em vários assuntos e pensamentos. Em um todo, foi com muito trabalho e determinação de nossos ancestrais e pessoas que moravam aqui”.

 

Cézar ainda ressalta a importância de ter um conselho de desenvolvimento em Toledo. “Nosso conselho é formado por 51 membros, os melhores no que fazem. Pensamos, orientamos e aconselhamos a deliberação de ações que ajudam o poder executivo municipal a exaltar o desenvolvimento de suas atividades econômicas. Visando sempre o crescimento, investimento e a oportunidade a comunidade do nosso município”, frisou o presidente.

 

O vice-prefeito, Tita Furlan, representando o prefeito Lucio de Marchi explanou sobre a importância do compartilhamento de conhecimento. “Toledo e região, sempre souberam compartilhar tudo aquilo que apreenderam. Diante disso, vemos que todos só ganham com isso. Sou um grande entusiasta quando se fala de grandes conselhos como estes, com a participação do Poder Público e a Sociedade Civil, é um benefício para todos”, afirmou Tita.

 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, comentou sobre Toledo ter uma posição de destaque no setor de Desenvolvimento Econômico. Além disso, Silvio falou sobre a importância dos conselhos e sua efetividade na sociedade. “Nossa equipe viaja o Brasil inteiro, de norte a sul, e percebemos que algumas regiões se destacam nesse momento que o país se encontra. Toledo é uma delas. Quando compartilhamos conhecimento, há um enriquecimento de todos. Devemos sempre elogiar os conselhos que trabalham em prol da sociedade. E cobrar sempre das prefeituras que o orçamento sempre seja utilizado a favor dos que mais precisam, mas sempre visando o futuro e o desenvolvimento econômico”, ressaltou o secretário.