20 de Outubro de 2014 at 16:38h

Unidades Básicas de Saúde tiveram atividades do Outubro Rosa no final de semana

Com a intenção de mostrar a importância de cuidar da saúde da mulher e prevenir o câncer de mama e de colo de útero, o município de Toledo tem realizado diversas ações relacionadas partir do Outubro Rosa, mês de promoção à saúde da mulher. No sábado (18) foi à vez das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do CAIC, Vila Industrial e Boa Vista. Foram feitos exames preventivos, além de orientações sobre os cuidados que devem ser tomados.

A boa participação da população foi destaque na UBS de Boa Vista. “Fizemos 40 coletas de preventivos, exames de glicemai, aferição da pressão arterial, além de agendamentos para mamografia. Foi um público além do esperado”, contou o enfermeiro responsável, Marcelo Santana. Além disso, ainda foram realizadas atividades educativas e orientações para prevenção. “Mostramos para as mulheres como fazer o auto-exame”, informou Santana.

Já as consultas e a coleta de exames de preventivos foram o foco do trabalho na UBS do CAIC, além de orientação sobre os diversos cuidados que as mulheres devem tomar com a saúde. “Fizemos as orientações, os exames preventivos, além de fazer um trabalho educativo com as participantes”, explicou a enfermeira do CAIC, Arlete Refosco Canutes. Segundo ela, o trabalho foi muito bom. “Tivemos a participação de 35 mulheres que vieram até a UBS”, disse.

Outubro Rosa

O movimento internacional conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. A luta contra o câncer de mama que estimula a participação da população, empresas e entidades é motivada pelo Ministério da Saúde e, em Toledo, tem várias empresas e entidades realizadoras de ações que fortalecem ano após ano esse movimento. Entre elas a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Secretaria de Saúde, Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT), Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio PR, Rotary, Lions, Instituto do Câncer de Toledo (ICAN), CISCOPAR, La Salle Toledo, Instituto de Radiologia I-RADI, Fundação Waldyr Becker de apoio ao paciente com câncer, Secretaria Estadual da Saúde, Hospital Bom Jesus, PUCPR, Instituto de Gastroenterologia de Toledo (IGAST) e Unimed Costa Oeste, entre outros apoiadores não menos importantes.

Programação

23/10

Palestra “Tecnologia para Todos”

Palestrante: Fernando Lemos

Local: Teatro Municipal de Toledo, 20h.

25/10

Ações de prevenção e conscientização nas Unidades Básicas de Saúde de São Francisco e Jardim Europa, durante o horário de funcionamento da UBS.

30/10

Distribuição de material de orientação visando a prevenção do câncer de mama

Local: Feira do Produtor – Jardim Coopagro, 17h às 20h.

Ações de prevenção e conscientização na Unidade Básica de Saúde do Jardim Pancera, durante o horário de funcionamento da UBS.