Lixo Útil

As tarefas do poder público e da sociedade, com relação aos resíduos sólidos produzidos, são bem claras: reduzir, reaproveitar e depositar adequadamente o não reaproveitável, tendo sempre em mente que qualquer lançamento dos mesmos na natureza, significa um prejuízo para o meio ambiente. Para isso, necessita-se: Tecnologia para efetuar a coleta, separação e reciclágem, Informação para motivar o público alvo e mercado para absorção do material recuperado.

O programa prevê basicamente duas formas de retirada seletiva dos materiais recicláveis: a coleta porta a porta e os pontos fixos de troca ou de entrega voluntária, sendo que os demais materiais continuam sendo coletados na forma tradicional e depositados em aterro sanitário.

Coleta porta a porta
Nesta modalidade o programa disponibiliza uma caixa plástica devidamente identificada para cada residência, onde são armazenados os materiais que são oferecidos limpos e secos para a coleta semanal.
Um veículo especialmente adaptado é utilizado para esta coleta e o material recolhido é selecionado por tipo e acondicionado de acordo com os interesses de comercialização. Atualmente, são 5.400 domicílios atendidos com este programa.

Pontos fixos de troca e entrega Voluntária
Atualmente são cinco pontos fixos instalados na sede do Município, em locais estratégicos e mais três no interior. Com isso, os participantes tem mais conforto, uma vez que cada ponto fixo é dotado de um barracão de aproximadamente 150 metros quadrados de área coberta, onde os mesmos ficam ao abrigo de intempéries.
O programa se torna mais eficiente pois só recebe o material se estiver limpo e previamente separado pelos participantes, ou seja, o papel separado do plástico, do vidro e dos metais, o que elimina a mão de obra para posterior separação. A freqüência de atendimento nos pontos fixos permite a agilização do decarte dos materiais, eliminando a necessidade de acúmulo dos mesmos nas residências dos participantes. A equipe de atendimento tem melhores condições de trabalho e orientação que passa a ser feita de forma individualizada.
São 2.830 famílias cadastradas participando regularmente da troca. São recolhidas, em média, 142 toneladas por mês de recicláveis previamente separados.

Sub Programa Ponto Fixo- Implatação: 27/03/95

Benefícios:
- Propicia um incremendo de alimentos para as famílias carentes.
- Limpeza no lote, no bairro e na cidade.
- A troca de material reciclável por alimento é um instrumento para a ação da Educação Ambiental com resultado social, não econômico.
- Os participantes do Ponto Fixo, quando fora do seu bairro, também coletam material reciclável em outros locais.